O Top 10 dos equívocos sobre a Ciência Cristã

Publicado em 24/03/2011 por compubbrasil

O Top 10 dos equívocos sobre a Ciência Cristã!

Original em inglês escrito no blog de Eric Nelson

Na sexta-feira passada, tomei um café com Bruce Reyes-Chow, antigo Moderador da Igreja Presbiteriana (USA), pastor fundador da Mission Bay Community Church de São Francisco, um ávido networker social, um fã do Oakland A e um blogueiro muito lido.

Passamos a maior parte do tempo conversando sobre tudo sobre “mídia social” – com alguns desvios para comparar notas sobre beisebol e computadores Mac. Fiquei impressionado por suas muitas realizações, seu amor pela igreja, a autenticidade e profundidade de suas paixões – e suas boas perguntas. Encaminhando-se para o fim de nossa conversa, algo que Bruce me perguntou realmente me chamou a atenção:

Os 10 mais

“Quais são os 10 mitos mais absurdos sobre a Ciência Cristã na sua opinião?”

Já estávamos conversando por mais de uma hora e Bruce tinha saído para outra reunião antes que eu pudesse responder, motivo pelo qual estou usando este post para responder a sua pergunta.  Portanto, sem maiores alvoroços, aqui está minha lista – juntamente com uma (talvez muito) breve resposta para cada item. Se você quiser colaborar, ou se quiser acrescentar algum item à lista, deixe um comentário abaixo ou envie-me um email.

(10) A Ciência Cristã não é Cristã – Apesar de meu “estilo” de cristianismo não parecer exatamente similar à pessoa ao meu lado, isso não significa que eu seja menos “cristão”. Para mim a prova final de minha fé vem com apenas uma questão: Estou fazendo o máximo para imitar a vida de Jesus e seguir tanto em pensamentos quanto em ações o que ele pediu a seus discípulos – agora e sempre?

(9) A Ciência Cristã não é uma religião baseada na Bíblia – Este conceito sempre me deixa perplexo, já que eu leio a Bíblia praticamente todos os dias da semana, assim como a maioria dos Cientistas Cristão que eu conheço. Na verdade, Mary Baker Eddy, que fundou a religião, certa vez descreveu a Bíblia como seu “único livro texto”.

(8) A Ciência Cristã é uma seita – É possível que esse conceito errôneo origine-se do fato de que os Cientistas Cristãos geralmente referem-se a Mary Baker Eddy com termos cheios de elogios. Entretanto, não devemos confundir admiração com endeusamento. Eddy escreveu certa vez: “Siga-me somente enquanto eu seguir Cristo.”.

(7) A Ciência Cristã é o mesmo que Cientologia – As palavras podem parecer similares, mas não há absolutamente nenhuma conexão – teológica, histórica, ou qualquer que seja – entre as duas.

(6) A Ciência Cristã é uma religião do “Novo Pensamento” ou da “Nova Era” – Apesar das práticas do “Novo Pensamento” e da “Nova Era” descreverem aspectos de uma variedade de tradições religiosas e filosóficas, a Ciência Cristã permanece uma religião decidida e exclusivamente cristã, fundada para expressar o propósito de “comemorar a palavra e as obras de [Jesus], à qual cumpre restabelecer o cristianismo primitivo e se elemento de cura, que se havia perdido” (Manual da Igreja de A Primeira Igreja de Cristo, Cientista).

(5) Os Cientistas Cristãos odeiam médicos – Só porque não tenho ido ao médico nestes inúmeros últimos anos, não significa que eu tenha algo contra eles. Pelo contrário, não tenho nada contra, a não ser respeito por aqueles que devotam suas vidas à saúde e ao bem-estar dos outros. Para mim, não tem a ver com recusar ir ao médico, mas escolher confiar em uma forma de cuidados com a saúde (ou seja, usar a oração em vez de tratamento médico convencional) que é comprovadamente muito eficaz. Devo mencionar, também, que minha igreja não me proíbe de ir ao médico. Esta decisão é deixada para mim, única e exclusivamente.

(4) Quando os Cientistas Cristãos oram, eles não estão realmente fazendo nada – Quando eu oro, não estou implorando a algum Ser em algum lugar distante que possa ou não escolher atender meu desejo. Também não estou simplesmente “esperando pelo melhor”. Tem mais a ver com estar mentalmente aberto às leis divinas de Deus indicadas nas curas que lemos na Bíblia, que permanecem disponíveis para todos, em qualquer lugar, até hoje. Esta mudança de pensamentos tem o efeito de transformar, não apenas meu estado mental, como também minha condição física.

(3) Os Cientistas Cristãos estão dispostos a comprometer seus filhos – De modo geral o argumento fica algo assim: “Uma coisa é um adulto arriscar-se em confiar na oração para a cura, mas outra é forçar isso aos seus filhos.” Concordo completamente. E apesar de não poder falar por todos que cresceram em um lar na Ciência Cristã, posso dizer que não foi assim que fui criado.  A Ciência Cristã nunca me forçou, mas era algo que eu tinha que perceber por mim mesmo. O resultado era que, mesmo muito jovem, aprendi que confiar em Deus para a cura não é arriscado de forma alguma, mas imensamente prático.

(2) A Ciência Cristã ensina que quando alguém morre é a “vontade de Deus” – Simplificando, a Ciência Cristã ensina que nunca, jamais, é a vontade de Deus, quando alguém sofre ou morre.

(1) A Ciência Cristã nunca realmente curou alguém – Com o passar dos anos, já houve mais de 80.000 testemunhos verificados de cura publicados nas várias publicações da Igreja – muitos envolvendo casos que foram diagnosticados por médicos, todas estas curas foram realizadas através da confiança na oração somente. Estamos falando de indisposições a doenças cardíacas, tuberculose, Alzheimer, AIDS e câncer – sem mencionar minha própria cura de machucados múltiplos internos e externos. Isso realmente aconteceu? Pergunte às pessoas que foram curadas.

Obrigado por sua pergunta, Bruce. Fique ligado para mais desmitificação pelo caminho.

Fonte: Top 10 Misconceptions postado em 21/2/2011 – Eric Nelson Porta-Voz da Ciência Cristã para a Califórnia do Norte.

Tradução profissional: Leila Kommers – Porto Alegre-RS | Leitura final e adaptação: Jackson Guterres

 

Anúncios

Sobre cienciacristabrasil

A Ciência Cristã ou Christian Science foi descoberta por Mary Baker Eddy em 1866, nas proximidades de Boston, MA, EUA. Baseia-se na vida, palavras e obras de Jesus Cristo. Ela é um movimento religioso global. Está aberta a todos no livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, de autoria de Eddy.
Esse post foi publicado em Exterminando mitos e inverdades! e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s