Feliz 2012 – no prisma da Ciência da Vida e da felicidade espiritual.

“Feliz 2012!!!” Certamente é a expressão mais reiterada de viva voz, nos e-mails, nas redes sociais, Facebook e Twitter, mas várias pessoas estão se perguntando: no que consiste a felicidade?

A Revista Época publicou, em 2006, um artigo memorável que mostra a dimensão filosofal, histórica e algumas das correntes da psicologia e da neurociência que estão pesquisando a felicidade e têm chegado a algumas conclusões; há também quadros estatísticos que mostram dados de pesquisa na área da felicidade em diferentes contextos – deixo como sugestão a leitura integral da reportagem da revista, o link da mesma está nas referências.

No artigo da revista, o historiador Darrin McMahon, professor de História da Universidade da Flórida, autor do livro Happiness: a History (Felicidade: uma História) que investigou os rastros históricos da felicidade afirmou:

“Para os gregos antigos, felicidade era sorte. No século IV a.C., Aristóteles dizia que tudo no Universo tinha um objetivo. Para ele, felicidade era o produto de uma vida bem vivida, virtuosa. A tradição cristã é complicada. No começo, felicidade era Deus, merecer estar no céu com Ele. No século XVII, a reforma protestante trouxe a ideia de que Deus criou o mundo bom porque queria que fôssemos felizes. No século seguinte, o iluminismo reforçou essa visão ao pregar que felicidade é um direito. A partir daí, discute-se mais como chegar à felicidade.” [McMahon – historiador]

Como estudante da Ciência Cristã, busco ver além da superfície, pela via de uma espiritualidade que habilita acesso à Ciência da Vida, ou Ciência divina, um modo divino e metafísico de ver todas as coisas – além da física, da materialidade e mundanalidade. Sob esse prisma, a verdadeira felicidade precisa ser espiritual.

Esta revelação é algo mais do que um axioma ou paradoxo teórico! Jesus deu a essência da felicidade e do bem viver no seu Sermão do Monte (Mateus caps. 5, 6 e 7) – um tipo de palestra ao ar livre, para mais de 4000 ouvintes e que, de modo sucinto, apresenta o sentido integral da vida, as bem-aventuranças ou princípios divinos para uma felicidade intemporal que progride até uma autocompletação – auto suficiência e inteireza do ser no Amor divino – culminando com bem-estar e bem viver. O passo seguinte é compartilhar o bem com todos a nossa volta, esse é aquele tal de “empurrãozinho” amigo que nos levanta para o alto!

Mary Baker Eddy, certa vez afirmou: “Em minha opinião, o Sermão do Monte, lido cada domingo, sem comentários, e obedecido durante toda a semana, seria suficiente para a prática cristã.” (Message for 1901, p. 11 – Tradução livre do espanhol).

Esse compartilhar natural do amor e da felicidade espiritual é algo imanente e essencial ao ser, pois ajuda outros a perceberem o verdadeiro sentido da vida, e, do plano e propósito divino divinamente arquitetado pelo Amor divino para cada um dos filhos de Deus. Clique aqui para visualizar uma linda e curtinha produção gráfica – greeting card – criado pelo saite Spirituality.com que toca neste ponto essencial.

 O texto do pano de fundo da arte gráfica tem a seguinte tradução no livro Ciência e Saúde, p.57: ”A felicidade é espiritual, nascida da Verdade e do Amor. Não é egoísta; por isso, não pode existir sozinha, mas exige que toda a humanidade dela compartilhe.”  EDDY

Jesus resumiu assim o sentido da vida e da busca da felicidade: “O reino de Deus está dentro em vós.” E o livro Ciência e Saúde assim corrobora:

“…O reino de Deus está dentro em vós.” Essa consciência espiritual é, portanto, uma possibilidade presente.” (Eddy)

A lição bíblica da Ciência Cristã, cujo tema é Deus, nos deu a bênção de começar o ano com a fonte de todo o bem, infinito e um das citações do livro Ciência e Saúde p. 264 é uma dica  celestial para conquistarmos a autocompletação:

“Quando nos compenetrarmos de que a Vida é Espírito e nunca está na matéria nem é de matéria, essa compreensão se expandirá até a sua autocompletação, achando tudo em Deus, o bem, sem necessitar de nenhuma outra consciência.” (Eddy)

Referências:
A Nova Ciência da Felicidade – Revista Época – 7/4/06
Eddy, Mary Baker – Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras. ISBN 0-87952-209-7
[Fotos da Internet | Do Casal com Bebê – Blog HypeScience | Dos gatinhos: Blog Imagem nas Palavras ]

ALERTA: fogos de artifício não são brincadeira! Evite usar se não conhecer as técnicas e segurança no manuseio!

Anúncios

Sobre cienciacristabrasil

A Ciência Cristã ou Christian Science foi descoberta por Mary Baker Eddy em 1866, nas proximidades de Boston, MA, EUA. Baseia-se na vida, palavras e obras de Jesus Cristo. Ela é um movimento religioso global. Está aberta a todos no livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, de autoria de Eddy.
Galeria | Esse post foi publicado em FELICIDADE ESPIRITUAL e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s