Para Vencer a Dor

CAROLYN B. SWAN

Da edição de fevereiro de 1974 dO Arauto da Ciência Cristã

A pessoa que está sofrendo dor, necessita de algo mais do que palavras de consolo. Necessita de algo mais do que a fuga temporária que as drogas prometem. Necessita libertar-se do sofrimento. Necessita da Ciência Cristã.*

A Ciência Cristã cura de modo eficaz e permanente. Está mostrando à humanidade o caminho do Cristo para chegar à harmonia e à saúde.

O ministério de Cristo Jesus foi marcado por curas. Cristo Jesus curava as pessoas por meios espirituais apenas. No momento em que ele mesmo passou pela provação mais amarga, confiou inteiramente em Deus, recusando toda ajuda terrena, e conquistou a vitória da ressurreição e da ascensão, deixando provada a verdade eterna da imortalidade. Comprovou que até mesmo a dificuldade humana mais cruel não podia exceder ou frustrar a amplitude das ternas misericórdias de Deus. Mary Baker Eddy, a Descobridora e Fundadora da Ciência Cristã, assinala: “A Verdade, a Vida e o Amor divinos davam a Jesus autoridade sobre o pecado, a doença e a morte. Sua missão foi revelar a Ciência do ser celeste, provar o que Deus é, e o que Ele faz pelo homem.” 1

Quando fixamos nossa meta além da matéria e dirigimos os passos rumo ao Espírito, unimo-nos à mesma força divina infalível que sustentou nosso Mestre. A vitória e o regozijo coroam a obra da vida de todos os que, carregando diariamente a cruz da auto-disciplina espiritual, superam as limitações da mortalidade.

Jesus, nosso grande professor, profetizou, orou e prometeu que Deus enviaria um Consolador para nos auxiliar. Sua profecia se cumpriu, sua oração foi atendida, sua promessa se tornou verdadeira, na Ciência Cristã. Esta Ciência mostra como também nós podemos permanecer na harmonia celestial da compreensão espiritual, mesmo quando a discórdia e o sofrimento parecem prevalecer. Demonstra que nada pode confundir, desanimar ou abater o Cristo, a Verdade.

A Ciência Cristã cura os doentes com a mesma compaixão com que uma mãe acorda o filho de um pesadelo, com a mesma calma com que um matemático corrige um erro de cálculo. Mostra que Deus, o bem infinito, o único criador, constitui a realidade eterna. Prova que a criação espiritual de Deus, totalmente boa e completa, e que inclui toda individualidade real, é incapaz de conhecer o mal ou de ser má.

Porque Deus, a Mente divina e que tudo sabe, não conhece nem cria o mal, não existe nada em Sua criação que faça o mal, nada para ser punido ou destruído. Portanto, ainda que algumas pessoas considerem a dor como punição ou castigo, é evidente que no universo absolutamente perfeito de Deus é impossível haver dor.

Na Verdade, na Vida e no Amor em — Deus, que é Tudo-em-tudo — não há erro. Portanto não pode haver desarmonia ou dor alguma para o homem, o amado filho de Deus. Toda individualidade real é espiritual, pura e eterna, não é material nem mortal. Por isso a saúde e a harmonia são uma possibilidade presente para todos nós.

A verdade sanadora explicada na Ciência Cristã habilita-nos a ver que Deus, a Mente infinita, é cognoscível e conhece tudo. Na proporção de nossa obediência, meticulosidade e fidelidade no estudo e na prática da Ciência Cristã, veremos que as leis divinas da Verdade, da Vida e do Amor, ensinadas e praticadas por Jesus, são práticas e demonstráveis.

Adquirimos domínio sobre a dor na medida em que reconhecemos que o sofrimento não é um sintoma de algo real, mas antes um sentido agudo, porém falso, de vida na matéria, que não pode constituir causa nem efeito reais. Aliás, ao invés de ser a suposta corporalidade delineada pelo testemunho ilusório do sentido material, todo ser verdadeiro é a expressão perfeita da Vida divina, espiritual, impecável e isenta de dor. E Cristo Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” 2 Podemos aspirar a estar livres da dor na medida em que nos elevamos acima da crença mortal na dor e apreendemos a realidade do ser como a expressão do Espírito todo-harmonioso.

O tratamento pela Ciência Cristã traz cura às mentes e aos corpos humanos por meio da oração. Um toque da Verdade, concretizado por meio da oração, consola, restaura, renova e reaviva todo o organismo. Por meio da confiança radical no método de curar e ensinar da Ciência Cristã, andamos o caminho que Jesus abriu como pioneiro entre os homens, o caminho que conduz para fora da crença mortal, rumo à consciência da imortalidade e da vida eterna.

A Ciência Cristã está ajudando a humanidade a chegar à completa percepção do estado de homem perfeito. Na medida em que nos compenetramos da verdade do ser, de que o homem é espiritual e imortal, em vez de material e mortal, acolhemos o Consolador e experimentamos ou testemunhamos nessa mesma medida, alívio contra as misérias da mortalidade. Nada se pode colocar entre o homem e a Verdade, a Vida e o Amor infinitos, nem suplantar seu direito às bênçãos de consolo e cura do Amor. Não precisamos ficar indefesos ante a dor. Podemos optar por acolher o Consolador.

Pelo ministério da Ciência Cristã, o trabalho do Consolador continua a desenvolver-se na terra quando guia e cura aqueles que procuram refúgio espiritual contra o pecado, a doença e a morte. No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, a sr.a Eddy declara: “Inteiramente separada da crença e sonho num viver material, está a Vida divina, que revela a compreensão espiritual e a consciência do domínio que o homem tem sobre toda a terra. Essa compreensão expulsa o erro e cura o doente, e com ela podes falar «como quem tem autoridade.” 3

* Christian Science — pronuncia-se: kris’tiann sai’ennss.  1 Ciência e Saúde, p. 26;  2 João 10:10;  3 Ciência e Saúde, p. 14.

Anúncios

Sobre cienciacristabrasil

A Ciência Cristã ou Christian Science foi descoberta por Mary Baker Eddy em 1866, nas proximidades de Boston, MA, EUA. Baseia-se na vida, palavras e obras de Jesus Cristo. Ela é um movimento religioso global. Está aberta a todos no livro: CIÊNCIA E SAÚDE COM A CHAVE DAS ESCRITURAS, de autoria de Eddy.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s