Enfermagem da Ciência Cristã

 Arco-Íris

ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTÃ: UM MINISTÉRIO MUNDIAL DE CURA

Os primórdios da Enfermagem na Ciência Cristã

(Excerto do artigo: UM SÉCULO DE ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTÃ)

Texto de Linda Köhler, Supervisora do The Christian Science Nursing, Boston, MA.

“A atividade de prestar ajuda uns aos outros é atemporal. Por exemplo, o terno cuidado pelos outros está registrado ao longo de toda a Bíblia. Além disso, em seu sentido mais amplo, a enfermagem tem sido praticada durante séculos por mães, pais, tias, vizinhos e amigos, em todo o mundo. Alguns artigos nas edições iniciais do Journal e do Christian Science Sentinel relatam casos de Cientistas Cristãos prestando cuidados práticos de enfermagem uns aos outros. Então, o Christian Science Sentinel de 21 de novembro de 1908, anunciou o novo regulamento da igreja: Enfermeiros da Ciência Cristã”, que tem apenas dois parágrafos:

“Um membro de A Igreja Mãe, que se apresentar como enfermeiro ou enfermeira da Ciência Cristã, precisa possuir conhecimento demonstrável da prática da Ciência Cristã, e sabedoria necessária para agir de modo prático num quarto de doente, e saber cuidar bem dos doentes.”

“Os anúncios de tais pessoas podem ser inseridos na Christian Science Journal em conformidade com os regulamentos estabelecido pelos editores.” (Manual da Igreja Mãe – A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, em Boston, MA, EUA, p.49)

FONTE DE CONSULTA E INFORMAÇÃO OFICIAL SOBRE A ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTÃ:

Maiores informações sobre como contactar um Enfermeiro da Ciência Cristã, habilitado a exercer a Enfermagem da Ciência Cristã, ao nível mundial; e detalhes da Enfermagem da Ciência Cristã, podem ser obtidos do Site Oficial de A Igreja Mãe: WEBSITE OFICIAL DA ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTÃ
 


nurse
O CENTENÁRIO DA ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTà -1908-2008

A enfermagem da Ciência Cristã foi instituída pela sua descobridora, Mary Baker Eddy, há pouco mais de 100 anos, em 1908, em Boston, MA, EUA. É um serviço religioso qualificado e individualizado que pode ser requisitado pelos Cientistas Cristãos – na condição de pacientes que estão sob tratamento pela Ciência Cristã, com um Praticista da Ciência Cristã. Nos Estados Unidos da América, a Enfermagem da Ciência Cristã, é amplamente conhecida e consagrada como um serviço de utilidade pública de alto valor profissional e religioso. A Enfermagem da Ciência Cristã tem sido reconhecida, em seu caráter benemérito, atrelado ao ministério da cura cristã e profundamente engajado com cristianismo primitivo, inaugurada por Cristo Jesus, há três milênios.
 
Os Enfermeiros da Ciência Cristã são membros da igreja que seguiram uma vocação. Historicamente, recebem treinamento teórico e prático dentro da teologia da Ciência Cristã, em instituições particulares, nos Estados Unidos da América, mas tal sistemática de aprendizado, evoluiu através dos tempos e foi descentralizado e globalizado. Hoje, tais treinamentos estão sendo oportunizados nos países onde o campo da Ciência Cristã estão a exigir, como na França, no Brasil e outros. Aqui no Brasil a instituição que é facilitadora da Enfermagem da Ciência Cristã tem o nome de ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CIENTISTAS CRISTÃOS – ARCO-ÍRIS, com sede em São Paulo. O The Christian Science Nursing, ou Enfermagem da Ciência Cristã, já está bem consolidada, como um ministério religioso e mundial da cura cristã através de instituições independentes, em pleno funcionamento, há bastante tempo nos seguintes países: EUA, Alemanha, Canadá, Inglaterra e Suíça.
 
Um Enfermeiro da Ciência Cristã mantem a atmosfera mental favorável à cura espiritual, ajudando os pacientes a levarem a vida o mais próximo possível da normalidade, enquanto mantem a expectativa da cura cristã, pela Ciência Cristã, através da oração com um Praticista da Ciência Cristã. Este cuidado, dedicado e especializado, inclui o atendimento das necessidades essenciais dos pacientes, tais como: companhia amorosa, ajudar o paciente a vestir-se, banhar-se, ajudar na preparação de refeições adequadas a cada caso, ajuda no trabalho de bandagem, suporte e apoio à mobilidade do paciente, leitura da Bíblia Sagrada, do livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras e de toda a literatura autorizada da Ciência Cristã, além da leitura e cântico de hinos do Hinário da Ciência Cristã.
 
O ideal centenário da Enfermagem da Ciência Cristã é garantir um atendimento à altura da dignidade e individualidade espiritual do paciente, aliado ao alto respeito ao seu direito de livre escolha, coerente com sua consciência individual cristã, e sua independência em decidir confiar, exclusivamente, na cura cristã, durante o tempo em que estiver recebendo tratamento metafísico, pela oração com um Praticista da Ciência Cristã.
 

Conheça abaixo, algumas instituições (Facilities) da Enfermagem da Ciência Cristã: 

“The Commission for Accreditation of Christian Science Nursing Organization/Facilities, Inc. [Comissão para o credenciamento das organizações/instituições de enfermagem da Ciência Cristã], explica: ‘A palavra facility em inglês significa ‘tornar mais fácil, tornar possível’. Realmente, é isso que uma facility (instituição, organização) faz. Ela facilita. Apóia a atividade sanadora com base no Artigo sobre os Enfermeiros da Ciência Cristã. Esse ambiente oferece equipamento, estrutura e leitos, providencia enfermeiros e pessoal de apoio – e mantém um padrão para este pessoal. Contudo, o mais importante é que oferece aquela atmosfera mental que é vital para a elevação espiritual do pensamento, muito necessária ao paciente para que este possa sentir o amor e a iluminação espiritual que o considera perfeito.” [ (*1) Do artigo: “A VOCAÇÃO PARA A ENFERMAGEM NA CIÊNCIA CRISTÃ – Judy Huenneke – Arquivista Senior da Biblioteca Mary Baker Eddy, em Boston]
 
Para visualizar basta clicar nos links abaixo, com os nomes das instituições:
 
AOCSN The Association of Organizations of Christian Science Nursing (Associação das Organizações de Enfermagem da Ciência Cristã)
 
CSNN – Christian Science Nursing Network
 
Fern Lodge Inc. – Castro Valley, CA
 
Arden Wood – São Francisco, CA
 
Broadview – Los Angeles
 
 
Charton Manor – Londres – Inglaterra
 
Le Verger – Suíça
 
Haus Lindenfels – Alemanha
 
Sharon House – Toronto, Canadá
 
Wayside House – Victoria, BC – Canadá
 
Uma listagem da AOCSN com endereços em vários países: Alemanha, Canadá, Inglaterra, Suiça e 20 estados dos EUA (Arkansas, Arizona, Califórnia, Colorado, Flórida, Georgia, Illinois, Indiana, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Missouri, New Jersey, New York, Ohio, Oregon, Texas, Virginia, Washington, Wisconsin)
 
 
Os Enfermeiros da Ciência Cristã, desenvolvem um alto padrão de ética profissional em absoluta conformidade com os princípios e a teologia da Ciência Cristã, com o Manual de A Igreja Mãe, onde há um artigo próprio, bem como aos preceitos éticos da Enfermagem Universal. Entretanto, eles não incluem, em sua rotina profissional: diagnóstico, prescrição ou uso de remédios, não utilizam nenhum tipo de terapia física alternativa, não utilizam procedimentos médico algum ou dão conselhos com relação a saúde do paciente. O trabalho de um Enfermeiro da Ciência Cristã é complementar ao do Praticista da Ciência Cristã e não há interferência no sagrado relacionamento entre o paciente e o Praticista, durante todo o tempo em que o paciente está recebendo tratamento de cura pela Ciência Cristã.
 
Assista um vídeo (em Inglês) sobre o serviço de Nursing da Ciência Cristã com algumas informações sobre a primazia da cura espiritual ou cura cristã: Vídeo sobre o serviço de Enfermagem da Ciência Cristã

LEIA UM INTERESSANTE ARTIGO DO SITE DA REVISTA O ARAUTO DA CIÊNCIA CRISTÃ SOBRE O SERVIÇO DE ENFERMAGEM DA CIÊNCIA CRISTÃ:

  • Um grupo silencioso, porém poderoso de sanadores”
    A Igreja Mãe, em Boston, MA, mantem um Departamento que supervisiona o Nursing da Ciência Cristã, globalmente. É através dele que um Enfermeiro da Ciência Cristã registra o seu nome para oferecer seus serviços de Nursing da Ciência Cristã à comunidade global de Cientistas Cristãos, ou de qualquer pessoa que esteja recebendo tratamento de cura pela Ciência Cristã com um Praticista. Os nomes dos Enfermeiros da Ciência Cristã estão sempre à disposição do público em geral, numa publicação mensal da Igreja Mãe, que hoje pode ser acessada, na web, em qualquer lugar do mundo, chamada: The Christian Science Journal
    “Ao longo do último século, os enfermeiros da Ciência Cristã que se anunciam no Journal, têm entrado em contato com muitas pessoas e abençoado vidas em muitas partes do mundo. Aqui estão os países em que os enfermeiros têm se anunciado desde 1920: ÁFRICA DO SUL, ALEMANHA, AUSTRÁLIA, BRASIL, CANADÁ, DINAMARCA, ESTÔNIA, FILIPINAS, FRANÇA, ESCÓCIA, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS, GALES, GANA, GUATEMALA, HONG KONG, INGLATERRA, IRLANDA, JAMAICA, NOVA ZELÂNDIA, PAÍSES BAIXOS, QUÊNIA, SRI LANKA, SUÉCIA, SUÍÇA, TURQUIA, ZÂMBIA E ZIMBÁBUE.
    “Naturalmente, existem inúmeros membros (das igrejas da Ciência Cristã), em todo o mundo que nunca anunciaram sua prática pública da Enfermagem da Ciência Cristã, mas que aplicaram o previsto no artigo do Manual (Manual dA Igreja Mãe) sobre a Enfermeiros da Ciência Cristã, para ajudá-los na prestação de cuidados de enfermagem a vizinhos, amigos e parentes necessitados. ” (*1) com adaptações.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s